SOM AMBIENTE

 

Mais de 70% das instalações de som ambiente estão de certa forma incorretas.

Vamos analisar algumas delas

 

1 – Muitos leigos não diferenciam  som ambiente com outros sistemas sonoros como som de eventos, automotivo ou home teather.

O som automotivo, home teather e de eventos caracterizam-se por ter freqüências expandidas desde 20HZ a 20KHZ ou até mais.

Nos shows de música como os de rock, o som projeta-se do centro do palco para fora, concentrando todas as atenções ao espetáculo.

Nesses ambientes dificilmente as pessoas conseguem conversar ou telefonar, pois o volume é bastante alto

Nos sistemas de som automotivo e de home teather a qualidade sonora depende  das faixas amplas de freqüências. O volume é pura questão de gosto pessoal, alguns indo de frações de watts até kilowatts.

 

2 – No sistema de som ambiente a qualidade sonora depende de fatores diferentes:

 

FAIXA DE FREQUÊNCIA:

A freqüências devem ser restringidas de 120HZ a 15KHZ.

Frequências abaixo de 120HZ provocam um distúrbio psico acústico que interfere nas conversas das pessoas. Isso é  observado quando passa um carro com o som graves exageradamente alto. Essas freqüências provoca uma espécie de intermodulação que impede o entendimento das conversas. As pessoas interrompem as conversas até o carro passar.

No som ambiente são usados alto falantes de 4 a 6 polegadas, e as freqüências baixas como não são reproduzidas corretamente, podem saturar magneticamente as bobinas dos alto falantes, provocando aquecimento.

Frequências acima de 15KHZ podem provocar uma estridência irritante.

As mensagens de voz exige-se o máximo de inteligibilidade. A faixa útil da voz restringem as freqüências de 300HZ até 3.000HZ.

No sistema de chamada por som ambiente não é necessário chegar a tanto mas evite as freqüências baixas que dão uma voz retumbante, difícil de entender.

 

 

POTÊNCIA EM CADA CAIXA:

No som ambiente a potência pode ir desde 5W RMS até 15W RMS.  

Quando testamos as caixas de alto falantes, uma só caixa 15W RMS chega a ser exageradamente alto em um ambiente de 120m2,  perturbando o trabalho, conversas ou telefonemas.

Mesmo em som de publicidade de ruas,  o volume de 15W RMS chega a ser alto o suficiente para os comerciantes reclamarem para a reduzir o volume.

As principais causas dos leigos optarem por potências maiores são:

Não saber distinguir potências RMS e PMPO.

Julgar que a potência marcada no alto falante é a potência de consumo.  Essa potência é o quanto o alto falante resiste e não o seu consumo.

Projetos errados,  fazendo com que mais de 90% da potência seja desperdiçada.

 

 

Genéricamente pode-se especificar. Caixas com:

5W RMS para escritórios, hospitais, pequenas lojas, escolas e barzinhos com forro que não exceda mais que 3 metros

15W para supermercados, shoppings, grandes lojas.

25W para sonorização de aeroportos, rodoviárias, ruas e grandes pátios.

 

FONTE DE MÚSICA:

O mais prático é usar programas pré-gravados em Pen-Drive. Para isso a sua mesa de som ou amplificador precisa ter uma entrada USB.

BARZINHOS: É comum o  atrito entre os proprietários de barzinhos e seus visinhos devido ao som alto. Os que substituíram por um som correto, com caixas de 5W em 3 em 3 metros próximos das mesas, com volume baixo, receberam elogios dos clientes que podem conversar calmamente entre si e tornando o som inaudível aos visinhos que não mais reclamam do som.

 

COMPARAÇÃO: Costumamos comparar de som ambiente com sistema de água;

O som ambiente caracteriza-se por caixas espalhadas de 3 a 8 metros, espalhando suavemente o som  por todo recinto.

Comparando som ambiente com água seria o mesmo que regar suavemente as pequenas mudas com  uma névoa de spray.

O som de eventos pode-se comparar a um canhão de água dos bombeiros.

Basta não misturar os dois sistemas. Não regar as mudinhas com mangueiras  dos bombeiros e nem apagar incêndios com spray.

 

RESUMINDO: Em inglês som ambiente é denominado Background Sound ou seja: som de fundo, não atrapalhando as conversas de pessoas mesmo estando 2 metros separados, nem pertubando o seu trabalho ou estudos. O som deve ser confortável, baixo, não retumbante e nem estridente.

Recomendamos o sistema de linha de som ambiente de 210V

 

retorna à tela SOM AMBIENTE