KELETRON / FONTAT

SOM AMBIENTE DE RUAS
Som ambiente de ruas e praças, vem chamando a atenção dos que comercializam e instalam equipamentos de som devido à sua súbita expansão, tanto em instalações como em vendas de materiais, pois cada instalação exige 50 a 100 caixas de som e mais de 1.000 metros de fiação.

 Originou-se dos antigos serviços de alto falantes e dos radio postes, hoje totalmente remodelados e modernizados, sem os inconvenientes do passado que incomodavam as pessoas com seu volume alto. 

cidades onde as instalações estão sendo feitas pelas prefeituras que reloca os serviços para empresas de publicidade através da licitação, desde que os mesmos usem os serviços também para campanhas educativas da população do município. 

A Petrobrás vem patrocinando as instalações em mais de 10 municípios da Paraíba  como meio de contribuir para  a integração e desenvolvimento social das regiões. 

Também a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro vem implantando esses sistemas nas comunidades. 

A Sonorização Ambiente de Ruas trabalha com volume sutilmente reduzido, apenas o suficiente para se ouvir, proporcionando músicas agradáveis , entremeados de propaganda de bom gosto, sem alardes e sensacionalismo, pagos através de publicidades das lojas da área. 

Este sistema vem  substituindo os “carros de som”, que por terem por ter um único ponto de som, necessita de alto volume para ser ouvido em toda extensão da rua. O sistema de Som Ambiente de Ruas, ao contrário, trabalha com caixas espalhadas ao longo da rua, necessitando um volume mínimo,  não incomodando ninguém.

As caixas ou cornetas são instaladas nos postes, com a permissão das concessionárias de energia ou telefone. 

Substituem  as ilegais Radios Piratas, pois uma Radio Comunitária legal não pode veicular propaganda, fonte de sustento das empresas de publicidade 

80% dessas instalações feitas sem crítério estão trabalhando de maneira deficitária. 

1 - O sistema necessita de um transformador tronco de 210V, elevando as baixas tensões da saída dos amplificadores, para uma tensão mais alta, impulsionando os sinais para que  possam percorrer ao longo das linhas, muitas vezes de quilometros, sem perdas significativas.   

2 - As Cornetas-Falante modelos CF210/15W e CF210/25W são uma boa opção. São Cornetas que ao invés de usar drivers fenólicos, usam alto-falante de 6 polegadas..

3 – EVITE VOLUME ALTO.. Deixe o som em um nível confortável, sem atrapalhar as conversas das pessoas e seu trabalho.

Som Ambiente de Ruas é  um sistema de publicidade e como tal deve ser agradável, com publicidade e música de bom gosto, sem alardes, tal como o som ambiente de lojas. Deve ter natureza comunicativa e relaxante. Os lojistas da rua passam  a pedir inserções de publicidade e até mesmo órgãos governamentais solicitam publicidade como campanha de vacinações, contra a dengue e outros quando o sistema é bem feito. Um volume alto  está sujeita à sanções das autoridades por perturbar o sossego público e poderá ser considerada  poluição ambiental sonora.

Nos paises de língua inglesa, Som Ambiente é denominado Backgroud Sound ou seja,  som de fundo, sem ser predominante. A  predominância é o respeito e conversas das pessoas, seus trabalhos e sossegos. 

O segredo é: espalhar bastante caixas de som tocando baixo e não poucas caixas tocando alto. 

SOM ALTO É SOM PARA EVENTOS E É DENOMINADO PA ou PAS – INDICADO PARA SHOWS, CARNAVAIS DE RUAS E OUTROS . NÃO SERVE PARA SOM AMBIENTE OU DE RUAS. Devido ao volume excessivo,  retumbância de graves e estridência de agudos,  muitas empresas tiveram suas atividades multadas e cassadas, atendendo aos abaixo assinados de reclamantes. 

4 – SOM AMBIENTE DE RUAS  tem um princípio diferente dos Sistemas PAS

5 - Frequências de trabalho: É frequente ver características como: frequência 20 a 20.000HZ. Esta faixa  pode ser  aconselhada para sons de Home Theather, Shows e Som Automotivo, mas é inadequada para som ambiente de ruas.O som deve ter frequências limitadas entre 120HZ a 15.000HZ.  Algumas empresas de engenharia de som recomenda de 220HZ a 12.000HZ, pois a alta qualidade de som ambiente de ruas necessita de restrição de frequências e não sua expansão.

Quando a comunicação é apenas vocal, as empresas de telefonia, e os fabricantes de transceptores de radio limitam as frequências de 300 a 3400HZ.

Abaixo de 100HZ provoca um  fenômeno  que bloqueia e atrapalha a inteligibilidade das conversas entre pessoas. Esse é um dos motivos porque não precisa usar caixa de som com alto falantes maiores que 4 a 6  polegadas. 5 polegadas, full range, e de suspensão acústica, é uma boa escolha.

6 - O iúnico sistema indicado  em Som Ambiente de Ruas é a linha de 210V. Não use a linha de 70V ou outros sistemas.   

7 - Fios para este tipo de instalação: Uma das deficiências encontradas em  Som Ambiente de Ruas é o cabeamento das linhas de som nos postes.As linhas são longas  e o uso de fios finos como o telefônico FE80 , que são feitas de arame de aço fino e não de cobre e  provocam quedas de até 90% nos finais das linhas. 

Fio recomendado: No Brasil não existe cabos específicos para este serviço.

O mais aproximado é o cabo PP 2 x ,15mm2 ou 2 x 2,5mm2. 

O cabeamento dos postes é uma das partes mais importante do sistema. Não faça falsa economia usando cabos finos.O sucesso ou fracasso do sistema pode depender da correta escolha dos cabos. 

EVITE chamar o sistema como RÁDIO POSTE. Denomine-o  SONORIZAÇÃO AMBIENTE DE RUAS.

 

A denominação Rádio Poste OU RADIO DIFUSÃO ALTERNATIVA tem provocado muitos equívocos, confundindo como sistemas de radiodifusão ou  Rádio Pirata.

A Anatel já se manifestou a respeito, informando que o sistema não se enquadra como Rádio ou Radiodifusão por não se utilizar de ondas de rádio, não necessitando nenhum licenciamento por parte delaÉ apenas um Serviço de Publicidade e Propaganda através de Alto Falantes.

  

 

 
RETORNA À PÁGINA SOM AMBIENTE

retorna à tela  TRANSFORMADORES DE ÁUDIO